• veronicazenerato

05 oportunidades incríveis de promover sua organização social em tempos de pandemia.

Atualizado: Abr 30

Leonardo Buff, doutor em teologia e escritor defendeu em sua obra “ Crise – Oportunidade de crescimento” que todo momento difícil, esconde um forte impulso para o sucesso. Neste momento de pandemia COVID-19, as paralisações nos colocam de frente com a dura realidade: Enfrentamos uma crise que ameaça duramente a saúde pública e a economia. Já falamos sobre isso neste outro post.


Mas, podemos escolher entre chorar a amargura ou fazer como Sr. Buff e encontrar as oportunidades!Já apontamos como a criatividade pode ajudar. Neste post separamos ações úteis que poderão te inspirar:

Ajudar pessoas em situação de rua


Pessoas em situação de rua estão entre os grupos mais desprotegidos para enfrentar a infecção pelo novo coronavírus. Enquanto o poder público se organiza para atender a demanda, algumas organizações sociais tomaram a iniciativa para suprir as necessidades emergenciais.

Campanha de alimentos recebem muita adesão das pessoas que estão isoladas e se questionam como ajudar a comunidade local.

Campanha para arrecadação de produtos de higiene e limpeza


Durante um surto pandêmico, a higiene e limpeza é primordial. A divulgação massiva dos procedimentos de higiene: lavar as mãos e os ambientes contribuiu para a conscientização da importância desses produtos.

Convide a comunidade a doar álcool em gel, sabonetes líquidos entre outros itens. Ações assim, demonstram forte senso de responsabilidade social e atrai muita visibilidade para a organização.

Assistência online


Outra forma bem-sucedida de continuar prestando serviços à comunidade é disponibilizar os profissionais de psicologia e pedagogia da organização para atendimentos gratuitos online.

A quarentena pode ser uma tarefa árdua para alguns, e estes profissionais prestam um serviço valioso neste momento difícil.

Divulgue em suas redes o currículo dos profissionais e como podem ter acesso on line.

Valorização dos profissionais de saúde


Campanhas online parabenizando os profissionais de saúde ou outros serviços de primeira necessidade tem tido bons resultados.

Depois do lançamento da # trabalhandoporvocê no aplicativo TIK TOK, profissionais de saúde em todo país postam vídeos curtos utilizando o humor para suavizar a rotina estressante de trabalho nos hospitais. Assuntos relacionados estão em alta no ambiente virtual.

Prepare-se para seguir de perto as tendências do TIK TOK, o aplicativo mais 150 milhões de usuários.



Fonte: @SensorTower


Mobilizar assistidos que estão em casa ou idosos que estão na organização


Mostre que está atento às necessidades dos assistidos pela sua organização. Vale postar imagens das videoconferências ou fotos das atividades que estão realizando dos seus lares.

Nas casas para idosos, divulgue quais atividades estão sendo desenvolvidas para evitar a amargura desses dias de isolamento sem visitas.

Se você está lendo este texto é por que entende a necessidade de erguer a cabeça. Então, escolha uma medida e corra para a ação. Não perca a oportunidade diante da crise.

29 visualizações