Como o terceiro setor tem sido afetado com a pandemia e a crise financeira



Com a pandemia do novo coronavírus, alguns segmentos ganharam destaque na conjuntura atual, como é o caso do Terceiro Setor! As ONGs, demonstraram uma grande importância nesta época que estamos vivendo, principalmente àquelas que atuam na linha de frente.


Elas são muito importantes, pois conseguem chegar onde o governo e empresas não atuam.


A filantropia se tornou destaque nesse período em que vivemos e junto com ela trouxe algumas oportunidades para este setor como:


Aceleração da digitalização: Com o isolamento social, a maioria das ONGs tiveram que se adaptar ao meio digital. Elas criaram sites, entraram nas redes sociais e começaram a expor sua identidade e sua causa ao público, levando com isso a uma maior transparência de suas atividades, modernizando a captação de recursos e a forma de abordar os potenciais doadores.


Captação de novos recursos e modelos de doações: As doações passaram por uma remodelagem, e o uso de sites com a finalidade de captar doações cresceu, assim como a participação em lives de artistas.


Mas, como nem tudo são flores, além dos benefícios, neste período as ONGs passam por grandes desafios, que são:


Diminuição do potencial de investimentos: os incentivos fiscais estão limitados por causa do momento de instabilidade econômica. Por isso, as ONGs precisam ter cuidado neste período.


Falta de apoio do governo - MPV 944: o terceiro setor não foi contemplado com nenhuma das medidas de financiamento e auxílio estabelecidos pelo governo.


Como sobreviver ao caos?


Adotar medidas como a criação de um bom PLANEJAMENTO, que englobe a redução de receitas, paralização de parcerias e contratos que podem ser dispensados e ajuste nos orçamentos, é um bom caminho.


Planejando de forma eficiente e estabelecendo os objetivos, sua ONG vai passar por este período com SUCESSO.


Precisa de ajuda com a captação de recursos de sua ONG? Venha conversar com a gente e descubra como podemos te ajudar.


WhatsApp: (14) 3042-0590

29 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo