Dicas para aumentar a captação de recursos no Terceiro Setor

A captação de recursos é o modo como as entidades levantam e mobilizam recursos para investir em seus projetos ou na própria organização. Uma organização não sobrevive apenas da ajuda de voluntários, ela também precisa de recursos para que possa pagar seus funcionários e manter seus programas sociais.


Por isso, hoje em nosso post, preparamos dicas super especiais para que sua entidade aumente a captação destes recursos. Vamos lá?



📍Transparência: a organização não é obrigada por lei a deixar aberto ao público sua prestação de contas. Porém, esta transparência é o melhor tipo de publicidade que uma entidade pode ter visto que, isto passa mais credibilidade para a organização.


📍Planejamento: é importante que a organização faça um bom planejamento de como ela irá captar recursos, mas também é essencial um planejamento de como os recursos captados serão distribuídos para que nunca faltem recursos para a organização.


📍Possuir diversas formas de captação de recursos: para que uma organização tenha sucesso, é necessário que ela possua diversas formas de captação de recursos, pois caso a entidade perca uma das suas formas de captação ela não correrá o risco de desaparecer.


📍Parcerias: as parcerias são muito importantes tanto para a divulgação da organização quanto para a captação de recursos. Estas parcerias podem ser feitas tanto com o governo quanto com empresas privadas.


📍Divulgação da entidade: a divulgação é essencial para captar recursos, pois as pessoas precisam saber a respeito da missão da organização para que elas possam apoiá-la, elas também precisam saber onde encontrar a entidade para que elas possam ajudar e fazer doações.


📍Pesquisa: para captar recursos, é necessário que a organização faça uma pesquisa sobre o mercado do Terceiro Setor. É muito importante que a entidade esteja sempre atualizada sobre quais são atualmente as melhores formas de captação de recursos e quais formas não são mais tão efetivas.


📍Reconhecimento: o reconhecimento vem com o tempo e experiência da entidade, porém quando uma organização é reconhecida pela sua missão e seu trabalho na comunidade, isto acaba auxiliando bastante na captação de recursos da entidade.


A captação de recursos é essencial para que uma entidade possa funcionar e trabalhar para ajudar cada dia mais a comunidade com seus programas sociais. E para que a entidade tenha sucesso é preciso que ela sempre pesquise e estude novas formas de captar recursos.


Esperamos que estas dicas, ajudem a sua entidade neste caminho ao sucesso.


E, lembre-se, se precisar de ajuda na gestão de recursos, venha conversar com a gente!


📲 (14) 3042-0590


46 visualizações0 comentário