Filantropia: o que é e qual a sua importância?

No dicionário, o termo filantropia é definido como amor à humanidade e grande generosidade para com os outros seres humanos. Na prática, a filantropia está associada a organizações e pessoas que dedicam tempo e recursos em ações e projetos solidários e/ou de grande relevância social. São ações que partem do sentimento filantropo, de amor à humanidade, e que oferecem ajuda a quem precisa, sem pedir nada em troca.



Qual a importância da filantropia?


A filantropia ajuda a reduzir alguns impactos da desigualdade social e ampliar as pontes e acesso para atendimentos básicos! Isso nunca ficou tão em evidência como agora em tempos de pandemia de covid-19.


Atualmente, o espirito de doar nunca esteve tão desperto, as doações dispararam, o engajamento da sociedade em geral para apoiar as causas relacionadas principalmente à fome e à pandemia também.


A filantropia, com isso, é essencial para o desenvolvimento do país. E, as organizações do Terceiro Setor, são as grandes responsáveis em fazer esta ponte entre investimentos sociais, doações e pessoas que mais precisam. Sem estas pessoas e o trabalho delas, a diferença social do país, seria muito maior do que é hoje.


Qualquer pessoa pode ser um filantropo?


Sim, qualquer pessoa pode ser, basta querer! É possível agir independentemente da classe econômica. Práticas de filantropia podem estar presente no dia a dia de todos com atos pequenos e voluntários.


Dicas para praticar a filantropia no dia a dia:


📍Procure conhecer mais sobre o tema filantropia


📍Encontre uma causa com a qual se identifique, conheça o que já existe em prol dela e se engaje da melhor forma possível (divulgando, doando, colaborando)


📍Mobilize amigos por alguma causa ou arrecadação


📍Engaje-se a alguma atividade voluntária (seja presencial ou à distância)


📍Adote um pet abandonado


📍Doe a uma das diversas ONG's que existem, escolha uma que mais se identifique


📍Proporcione uma tarde diferente para idosos em uma casa de repouso, ou para crianças de algum abrigo


📍Ajude as organizações a serem mais eficientes, levando conhecimento técnico às equipes


📍Doe o que não usa mais e estejam em bom estado


Viu como é fácil? Para ser um filantropo, pequenas coisas podem te ajudar a trilhar este caminho.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo