O papel da APAE é dar amor ❤️

Você sabe qual é o papel da APAE? Confira no post de hoje, tudo sobre esta importante entidade



APAE é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ela nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. E tem como principal objetivo, promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Essa importante rede destaque-se no pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de 2 mil municípios em todo o território nacional.


Durante todo este tempo de existência, a APAE, acumulou resultados expressivos e que refletem o trabalho e as conquistas do Movimento APAEANO na luta dos direitos das pessoas com deficiência.


Atualmente, a APAE, atende cerca de 250 mil pessoas em todo o Brasil. Confira abaixo as principais áreas de atuação da entidade:


Saúde: Acompanha a pessoa com deficiência, em todo o seu ciclo de vida, nas mais diversas especialidades, desde a prevenção a reabilitação, com atenção especializada.


Educação: Apoio intensivo e atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla incluído na escola comum nas séries iniciais de ensino fundamental.


Assistência Social: Alianças estratégicas com vários setores e segmentos sociais para a melhoria da qualidade de vida e inclusão da pessoa com deficiência.


Proteção: Defesa e garantia de direitos de pessoas com deficiência nas mais diferentes instâncias, visando suas necessidades de desenvolvimento, saúde e bem-estar, e combatendo a violência e a exploração.


Capacitação: Habilitações profissionais em variados ofícios, voltadas às aptidões dos aprendizes a fim de desenvolver suas atividades sociais.


Autogestão: Desenvolvimento da autogestão, autodefensoria e convivência em família da pessoa com deficiência intelectual.



A AMAIS e a APAE


As APAE´s e a AMAIS trabalham juntas desde 1999, tendo como uma das primeiras parceiras, a APAE de Botucatu - SP!


Na época o setor de captação de recursos não existia ainda na APAE e toda estruturação e implantação foi realizada pela AMAIS, hoje este setor gera uma receita mensal estável muito importante para a manutenção de suas atividades.


Temos muito orgulho de fazer parte da vida de mais 30 instituições APAEANAS no Brasil.


Esperemos que esta parceria dure por muitos e muitos anos.

32 visualizações0 comentário