Por que é importante ajudar os outros?

Ajudar ao próximo nos torna mais felizes e saudáveis. Quando ajudamos alguém, conhecido ou não, ficamos conectados ao mundo, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária. E não é só com dinheiro que podemos ajudar, podemos doar nosso tempo, idéia e energia, se quer se sentir bem, faça o bem!

Fazer coisas pelos outros – tanto faz se pequenas, não planejadas ou no caso de voluntariar-se regularmente – é uma maneira poderosa de reforçar nossa própria felicidade e a dos outros ao redor!

Estudos científicos mostram que ajudar os outros impulsiona a felicidade [1]. Aumenta os níveis de satisfação, proporciona senso de sentido, aumenta nossa sensação de competência, melhora nosso humor e reduz o estresse. Pode ajudar a retirar nossas mentes da fixação em nossos problemas também [2].

Benefícios de ajudar os outros

1. Ajudar os outros aumenta a felicidade

Mesmo que já há muito tempo se assume que doar também leva a uma maior felicidade, só recentemente isso foi comprovado cientificamente. Por exemplo, quando participantes de um estudo realizaram cinco novos atos de gentileza por um dia a cada semana, durante um período de seis semanas (mesmo que cada ato tenha sido pequeno) eles experimentaram um aumento em bem-estar, comparado com o grupo de controle [3].


2. Ao doar nos sentimos bem

Doar literalmente nos faz sentir bem. Em um estudo envolvendo 1.700 mulheres voluntárias, cientistas descreveram a experiência de uma “intoxicação solidária”, que era um sentimento de euforia, seguido de um período maior de calma, experimentado por vários dos voluntários depois do ato de ajudar. Essas sensações resultam da liberação de endorfina, e são seguidas por um período maior de melhoria do bem-estar e senso de autovalorização, sentimentos que por sua vez reduzem o estresse e melhoram a saúde daqueles que ajudam [4].

3. Doar faz bem a você

Ajudar os outros têm uma relação causal mais forte com saúde mental do que receber ajuda. Estudos mostram que voluntários tem menos sintomas de depressão e ansiedade, e eles se sentem mais esperançosos. Está também relacionado a sentir-se bem consigo mesmo. Também pode servir para distrair as pessoas do hábito de ficar remoendo os próprios problemas para que se sintam gratos por aquilo que tem [5]. Voluntariar-se também está relacionado com bem-estar psicológico [6].


VEJA ALGUMAS SUGESTÕES:

E se você ainda não teve a oportunidade de realizar algum tipo de doação, entenda que qualquer coisa que você não precise tanto, pode servir para outra pessoa, como por exemplo:


Doação de leite materno

Algumas mães biológicas não possuem leite suficiente para alimentar seus bebês, com isso, elas saem em busca das “mães de leite” para que o seu filho não fique sem o alimento que é fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.


Doação de sangue

Infelizmente algumas pessoas passam por problemas de saúde onde somente uma doação de sangue poderá salvar suas vidas. Se você pode ser um doador, busque informações do banco de sangue da sua cidade e faça essa generosidade, ajude a salvar uma vida. Você vai ver o quanto é gratificante e emocionante poder ajudar alguém dessa forma.


Doação de cabelo

Muitas vezes, algumas pessoas que fazem tratamento em combate ao câncer, perdem seus cabelos durante o tratamento com a quimioterapia, com isso, novos problemas podem surgir, como a depressão e a tristeza profunda, afinal, a autoestima é totalmente devastada.


A doação de cabelo serve para trazer essa alegria de volta através de perucas. Já pensou, poder ter um visual novo e ainda tirar um sorriso do rosto de um paciente que luta contra o câncer? Isso com certeza poderá ser uma experiência INCRÍVEL!


Veja essa matéria sobre a doação de cabelos para o Hospital Amaral Carvalho de Jaú:




Doação de roupas e sapatos

Em determinadas estações do ano, como o inverno, existe uma força tarefa em diversas cidades para que agasalhos, roupas e sapatos sejam doados a pessoas carentes. O frio traz desconforto, adoece as pessoas e pode até matar. Procure aquele agasalho mais antigo que não te serve mais, desocupe seu armário, renove o seu visual e ajude uma pessoa carente. Com certeza você fará a diferença com essa atitude!


Doação de alimento e medicamentos para pessoas e animais

Outra forma de ajudar pessoas e alguns dos animais que mais precisam da ajuda do homem, é doando alimento e medicamentos. As pessoas que precisam desse tipo de ajuda, geralmente são aquelas que vivem nas ruas, não possuem empregos e vivem de caridade, o mesmo acontece com os animais, muitas vezes são abandonados por terem alguma doença, ou simplesmente fogem de suas casas e não conseguem retornar. Mas, ONGS ainda conseguem resgatar alguns deles e pedem para que alimentos e medicamentos sejam doados.


Por isso, aconselho você a pensar no próximo e a ajudar sempre que possível. Ajude com o que puder. Fazer o bem ao próximo pode ser benéfico tanto para quem recebe quanto para quem doa!


Tenho um convite especial, nos ajude a conhecer o perfil do doador brasileiro, responda o questionário no link:

https://forms.gle/uv2S9zwrb62WYcix7



Referências [1] Post, S. G. (2005). Altruism, Happiness, and Health: It's Good to Be Good. International Journal of Behavioral Medicine, 12(2), 66-77. [2] Midlarsky, E. (1991). Helping as coping. Prosocial Behavior: Review of Personality and Social Psychology, 12, 238-264


[3] Lyubomirsky, S, Sheldon, K M, & Schkade, D. (2005). Pursuing happiness: The architecture of sustainable change. Review of General Psychology, 9(2), 111 - 131


[4] Luks, A. A. (1988). Helper's high. Psychology Today, 22(10), 39.


[5] Lyubomirsky, S. (2008). The How of Happiness. NY: Penguin

[6] Piliavin, J., & Siegl, E. (2007). Health Benefits of Volunteering in the Wisconsin Longitudinal Study. Journal of Health & Social Behavior, 48(4), 450-464.

25 visualizações