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Transmissões ao vivo (LIVEs) como instrumento de captação de recursos

Desde o início da pandemia do Corona vírus vemos crescer o número de artistas e influencers empenhados em LIVES, as famosas transmissões ao vivo no YouTube.


Em parcerias com entidades filantrópicas, eles incentivam a audiência a fazerem doações financeiras de forma prática utilizando um QR Code que aparece na tela durante a transmissão. As doações em dinheiro são encaminhas às entidades filantrópicas afetadas pela pandemia.


Dá resultado? Bem, em lives com audiências que ultrapassam 2 milhões de acessos, foram divulgados números recordes de doações. A live de Sandy e Junior, em abril, foi até agora a campeã em doações, com mais de R$ 1,8 milhão arrecadados. Em seguida aparece a live do projeto “Amigos”, que juntou Chitãozinho e Xororó; Zezé Di Camargo e Luciano e Leonardo recebeu R$ 1,7 milhão, segundo G1.


A quem se destinam essas doações? Às mais de mil ONGS cadastradas numa plataforma, que funciona desde 2012 como um aplicativo de pagamentos.


A primeira LIVE organizada pela AMAIS em prol de uma entidade


A AMAIS motivada pelo interesse em ajudar uma entidade social parceira muito afetada com a pandemia, resolveu experimentar essa ‘nova’ modalidade de captação de recursos.


Todos setores foram envolvidos no processo de divulgação do evento para carteira de doadores da entidade, divulgação nas redes sociais; Atenção dobrada nas formas de contatos via telefone, WhatsApp; Mobilização das mídias locais (jornais) entre outros detalhes técnicos como: cenário, equipamento de som e suporte ao artista.


Nosso setor de Tecnologia da Informação (TI) criou um código QR para que durante toda transmissão a audiência pudesse doar.


Resultados positivos


Segundo a Pesquisa de Doação Brasil IDIS e colaboradores (2016), 87% das doadores escolhem com cuidado a causa para qual vai doar. Por isso, ações que atraem visibilidade para a organização são cruciais para sua sobrevivência.


Envolver sua organização em projetos inovadores com ações tangíveis e que mostram efetividade desperta o interesse voluntário das pessoas. É também uma oportunidade de fortalecer os laços com doadores 'fieis' da causa.


Desta forma, incentivamos cada vez mais ações e projetos inovadores no qual todo esforço será transformado em recompensa pode ser imediato ou em médio e longo prazo.



Parceria com artistas. Como conseguir?


Talvez possa se perguntar como conseguir parceria com artistas. Bem, eles também se perguntam como ser seu parceiro.Tome a iniciativa!


Artistas locais e influenciadores veem com bons olhos aliar-se à causas sociais.

Mas se tem a ambição de conquistar a atenção de grandes artistas, também é possível. Esse processo de parceria é como um relacionamento, sera conquistado aos poucos. Comece enviando seu material de divulgação à assessoria do artista e proponha ações em conjunto.


O Hospital de Amor, antigo Hospital de Câncer de Barretos (SP), por exemplo, dependia de shows e leilões beneficentes para bancar parte dos cerca de R$ 40 milhões mensais que precisa para manter os pacientes. O hospital já tinha um relacionamento próximo com astros do sertanejo: há até um pavilhão com o nome de Chitãozinho e Xororó. Por isso, acabou virando foco das lives de vários artistas do gênero.


Animado com as oportunidades? Conte conosco para desenvolver projetos inovadores e parcerias.